quarta-feira, 21 de julho de 2010

Plano de Salvação - O Resgate



Cinco Ensinos Bíblicos sobre a Salvação de Nossa Alma

A decisão mais importante de toda a nossa vida é justamente esta:
Entregar verdadeiramente minha vida e meu destino ao SENHOR JESUS CRISTO?

Mas, o que significa entregar a vida a Jesus Cristo?
Há ensinos claros da Palavra de Deus acerca da salvação, e, por isso, queremos convidar você para conhecer estes ensinos bíblicos.
Antes faça uma oração, converse com Deus, para que, através do Espírito Santo, Ele lhe oriente a compreender estes ensinos!


Primeiro Ensino da Bíblia

DEUS AMA VOCÊ!

Como criador de todas as coisas, Deus é perfeito em tudo, sendo totalmente santo e puro. A Bíblia Sagrada mostra que esse coração de amor infinito se abre e estende-se até você.
O texto de João 3:16 é conhecido como o coração de Deus exposto na Bíblia Sagrada!
Sim, Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho (Jesus Cristo) para salvar a toda pessoa que confiar exclusivamente nEle!
Vamos ler novamente este texto, agora colocando o nosso nome nele!
Aqui está a exposição do grande amor de Deus em querer salvar o mundo!
Nunca uma verdade bíblica vem sozinha. Ela sempre é reforçada por outro texto. Vamos até 1 João 4:10 para conhecer melhor este ensino!
Antes de amarmos a Deus, e mesmo antes de nascermos, Deus já nos amava e já tinha enviado Jesus Cristo para nos salvar!
Você crê que Deus ama você?


Segundo Ensino da Bíblia

TODA PESSOA É PECADORA E NECESSITADA DE DEUS!

Se numa pesquisa fosse perguntado o que mais as pessoas precisam, variadas e diferentes respostas seriam dadas. Muitos estão numa verdadeira corrida maluca por dinheiro, sexo, poder e bem-estar. Contudo, toda essa ânsia revela o vazio de suas vidas. Um vazio tão grande que elas procuram inutilmente preencher de todas as formas possíveis.
Alguns não sabem do que realmente precisam. Outros sabem, mas fogem desta verdade: O ser humano precisa de perdão. Todos nós necessitamos ser perdoados de nossos pecados diante de Deus.
Vamos ler Isaías 59:2.
Aqui está a raiz de todos os nossos males: o pecado. O pecado separa o homem de Deus. Deus nos criou para que tivéssemos um relacionamento com Ele. Fomos feitos para isso e precisamos de Deus. Todavia, a nossa rebelião em viver sem obedecer a Deus trouxe a condenação de uma vida separada de Deus aqui e na eternidade.
Esta é a real situação de todos os homens – Romanos 3:23.
Quem pecou? “Todos” inclui você? E do que você precisa?
Quando o homem consegue entender o amor de Deus e reconhece o seu pecado diante de Deus, é sinal que Deus está preparando esta pessoa para entender e crer no terceiro ensino da Bíblia Sagrada.


Terceiro Ensino da Bíblia

O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE!

Vamos começar este terceiro ensino com um texto das Escrituras: Romanos 6:23.
Salário é um pagamento por algo que foi feito. Somente se paga um salário a quem o merece, por alguma coisa realizada. Deus, em Seu grande amor para conosco, nos diz de forma real a nossa trágica situação: somos pecadores. Por sermos pecadores, estamos afastados de Deus. E, como o salário do pecado é a morte, estamos condenados à morte. A morte é o justo pagamento do nosso pecado.
Segundo a Bíblia Sagrada, qual é o salário do pecado?
Deus age com amor ao revelar ao homem o seu estado e a conseqüência disso. Vamos supor que um homem tivesse um terrível câncer maligno no cérebro e que para ele ser curado precisaria de um tratamento seríssimo e persistente. O médico que descobriu aquele tumor demonstraria amor ao contar a ele seu estado e a gravidade da doença a fim de que tal homem pudesse conscientizar-se e começar o tratamento o quanto antes?
Todo ser humano tem um mal pior do que um câncer, que se chama pecado. E a conseqüência do pecado é infinitamente pior. Deus amorosamente adverte a toda pessoa desse mal que o levará a morte.
Você pode dizer que Deus ama você? Você, como todas as pessoas, é um pecador?
Qual é o salário (a conseqüência) de seu pecado?
A morte na Bíblia tem três sentidos:
1 - Morte Física: 1 Crônicas 10:13 (o homem envelhece e morre).
2 - Morte Espiritual: Efésios 2:1 (o homem está separado de Deus).
3 - Morte Eterna: Apocalipse 20:14 (o homem será lançado no Lago de Fogo -
separado de Deus para todo o sempre).
Porém, Deus providenciou a cura para o pecado do homem, como veremos a seguir.


Quarto Ensino da Bíblia

JESUS CRISTO É A SOLUÇÃO DE DEUS PARA O PECADO DO HOMEM

No Terceiro Ensino, vimos em Romanos 6:23, a morte como o salário do pecado. Vamos reler este texto.
Vemos que, no mesmo instante que diagnostica o mal da pessoa, Deus revela a solução. “Dom” é presente. Algo que se dá gratuitamente por amor.
Qual é o presente que Deus oferece ao pecador?
“ O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”!
No começo dissemos que nunca uma verdade de Deus vem sozinha, não foi?
Pois, então, leiamos Romanos 5:8.
O que nós somos?
O que Deus prova?
Como Deus prova o seu amor para com você?
Há mais de dois mil anos atrás, Cristo foi até o Calvário para dar a vida dEle como oferta substitutiva pelo nosso pecado. Ele morreu em nosso lugar. Durante a crucificação houve trevas. Jesus bradou: “Deus meu, por que me desamparaste?” Ali era a separação de Deus, era a morte, era a condenação que deveria ser nossa, sendo suportada pelo Senhor Jesus. Ele assumiu o lugar do pecador. Recebeu a nossa morte, a fim de que pudesse nos dar a Sua Vida!
Vamos ler novamente Romanos 5:8.
“ Ter Cristo morrido POR NÓS” significa em nosso lugar. Ele é o nosso substituto. Aquele que pagou em meu lugar o salário do meu pecado.
Você já sabe quem é a solução de Deus para a condenação do homem?
O que a Bíblia diz que nós devemos fazer, então?
Quinto Ensino da Bíblia

A SALVAÇÃO PODE SER SUA!

É uma verdadeira bênção de Deus chegarmos a compreender o plano de Deus para a salvação. Contudo, a Bíblia Sagrada personaliza este ensino para toda pessoa. A gente tem que entender que é para nós que esta mensagem é dada.
Vejamos o que Deus notifica a todos, em Atos 17:30.
O homem, como pecador, precisa de arrepender-se de seus pecados. Precisa saber da terrível conseqüência do seu pecado e lamentar-se por isto. E, ao entender sua condenação, precisa receber a Solução de Deus: Jesus Cristo.
Vamos ler Romanos 10:9-10.
O que acontece quando o homem confessa com a sua boca e crê em seu coração em Jesus como seu Senhor? Veja o versículo 9.
Quando a pessoa crê em seu coração que Jesus Cristo é o seu salvador – Aquele que morreu por ela e que ressuscitou da morte para lhe dar vida – esta pessoa pode ter confiança nessa salvação que Deus lhe dá? Releia o versículo 10.
A pessoa tem que crer no coração e dizer com a boca. Você hoje entendeu o plano de salvação? Crê em Jesus como seu único e todo-suficiente salvador? Você é capaz de dizer isso com seus lábios?
Voltemos para versículo 9, o que acontece ao que crê no coração e confessa isso com a boca?
Se você fizer isto, o que acontecerá com você?


Vamos fazer uma pequena revisão dos Cinco Ensinos:
1. Deus ama você?
2. Você é pecador?
3. Qual é o salário do seu pecado?
4. Como Deus prova o Seu grande amor por você?
5. Se você se arrepender de seus pecados e receber Cristo como seu Salvador, o que Deus promete fazer?

Agora, vamos meditar em João 1:12.
A todos quantos recebem a Jesus, Deus lhes dá o poder de serem feitos filhos de Deus.

Ore a Deus, dizendo que reconhece seu pecado, peça perdão a Deus e diga que quer receber ao Senhor Jesus Cristo como seu salvador! Que Deus o abençoe! (fonte: www.cristoevida.org.br)

Se você quer saber mais sobre a salvação em Cristo, entre em contato conosco através do telefone: 4798-4314 ou envie um email para: www.familiaobpc@gmail.com
... ... ... ... ... ... ... ... ... .. Em Breve Esta Mensagem Será Gravada No CD-Videira Viva / Devocional & Musical (2010) - Ore e Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário