sexta-feira, 22 de abril de 2011

PROSPERIDADE E PROMESSAS - O SEGREDO DO SUCESSO?

A vida bem sucedida é a combinação de uma série de fatores, entre eles podemos citar: Temor a Deus, possuir bom caráter, prudência combinada com simplicidade, sabedoria para solucionar os problemas da vida, etc. Todas essas qualidades vão se somando à nossa vida com o tempo, por meio de busca pessoal, mas de maneira geral, podemos afirmar que a sabedoria de Deus é o principal segredo da vida próspera. A Bíblia nos aponta alguns princípios básicos para adquirirmos a sabedoria que abre oportunidades para uma vida vitoriosa.

Você é capaz de citar algum segredo espiritual? ... 1 - Consagre-se de corpo e alma a Deus! ... - O primeiro segredo para obtermos uma vida vitoriosa está contido no verso 3, vejamos: "Salomão amava ao Senhor, andando nos preceitos de Davi, seu pai". Os "preceitos de Davi" foram dados por Salomão desde a sua infância. E Salomão sabia que a sua prosperidade dependia da obediência a tudo que estava "escrito nas Lei de Moisés" (1 Rs 2.3; veja: Dt 28.1, 2). ... - O primeiro e mais importante mandamento da lei diz: "portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças" (Dt 6.5 - NTLH). Não está em foco aqui um simples sentimento, mas um compromisso sério de obediência, de procurar pensar, falar e fazer aquilo que é agradável a Deus (1Sm 15.22).

São pessoas assim que Deus está procurando (Jo 4.23). ... - Salomão "amava ao Senhor" e aqui está o ponto inicial para adquirirmos sabedoria. Em Eclesiastes o próprio Salomão declara o seguinte sobre isso: "porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer a quem lhe agrada! (Ec 2.26). Como agradamos a Deus? Obedecendo fielmente à sua vontade revelada nas Escrituras (Mq 6.8; leia Jo 14.21-23).

Como podemos amar a Deus na prática? ... 2 - Depender completamente de Deus! ... - Na declaração de Salomão contida no verso 7 encontramos uma das mais lindas declarações de humildade e reconhecimento da nossa pequenez e limitação humana diante dos grandes desafios da vida: "não passo de uma criança, não sei como conduzir-me". Outras versões trazem o seguinte: "Não passo de um jovem e não sei o que fazer" (NVI); "sou ainda menino pequeno, nem sei como sair, nem como entrar" (ARC).
- Na primeira bem-aventurança Jesus Cristo garante que "os pobres de espírito" tem acesso livre ao reino de Deus (Mt 5.3) e isto significa dizer que a porta do favor divino estará sempre aberta para quem reconhece sua absoluta dependência da graça, amor, poder, perdão, direção e tudo o mais que Deus tem para nos dar. Pedro declara em sua carta que Deus é favorável, bondoso com os humildes (1Pe 5.5).

- Nesse ponto devemos reconhecer nossas limitações e declará-las a Deus. Davi se considerava fraco e perdido sem a bênção de Deus (2 Cr 20.6 e 12), e no final de sua vida ele foi capaz de reconhecer que todas as suas conquistas e realizações eram o resultado direto da graça e amor de Deus ( 2 Cr 29.14-16). Essa é uma das atitudes que Deus espera de seus filhos. Além disso, ninguém é realmente auto suficiente! Quem quer prosperar precisa seguir o exemplo de Salomão e de Davi.

O que significa depender de Deus? ... 3 - Buscar continuamente a sabedoria de Deus! ... - Deus disse a Salomão: "Pede-me o que queres e eu lhe darei" (1 Rs 3.5) e ele lhe pediu: "dá, pois, ao teu servo coração compreensível (literalmente "que ouve") para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal" (v.9). Se Deus nos fizesse semelhante proposta, o que lhe pediríamos? ... - A bem da verdade, podemos afirmar que a maioria das pessoas do nosso tempo estão sempre buscando três coisas na vida: saúde, felicidade no amor e no dinheiro; mas a Bíblia diz que isso deve ser uma consequência na vida de todo aquele que tem o seu coração em Deus e não nas coisas que ele pode lhe proporcionar (Mt 6.21 e 33). ... - Em definição simples podemos afirmar que: "Sabedoria e a capacidade de viver cada aspecto da vida sob o domínio de Deus". A palavra sabedoria , significa também habilidade. Quem a tem consegue viver com excelência, bem acima da média e isso em todas as áreas.

Conclusão: Está escrito que Salomão "era mais sábio do que todos os homens" (1 Rs 4.31), do seu tempo, até nosso Senhor Jesus declarou o seguinte sobre ele: "A rainha de sul (...) veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Deus que faz a diferença quando surgem os problemas da vida (ex: 1 Rs 3.16-27), e a receita para nos apropriarmos dela já foi dada, primeiro devemos amar profundamente a Deus, depois depender totalmente Dele e, por final precisamos buscar a sabedoria divina como uma criança que clama pelo leite materno (1 Pe 2.2).
www.familiaobpc.blogspot.com ... www.devocionalvideiraviva.blogspot.com